Pular para o conteúdo principal

MADURO OU VELHO (Por: Pr. Valdomiro Júnior)

A igreja está ficando velha. Esta frase me incomodou então procurei pensar sobre ficar velho ou amadurecer.

Quando alguém fala velho é porque passou o tempo, ficando acabado, sem energia, com doenças, cansado,devagar, ultrapassado, sem utilidade.

Velhice é sinal de limitação.

Velhice não é uma idade, pois encontramos adolescentes velhos, adolescentes que não amadureceram, só tem idade, só passaram pela ação do tempo, os corpos mudaram, mas a mente continua infantil. Atitudes de criança, não se tronam mais sábios, não conseguem tomar decisões, não evoluíram no modo de ver o mundo, suas opiniões são limitadas e ultrapassadas, não se atualizaram, se tornaram velhos mesmo com dezesseis ou dezessete anos, porém velhos.

Amadurecer é crescer em sua essência, atribuir valor, aumentar a sabedoria, cada vez mais confiável, pronto para ser  útil. quando falamos que uma criança é madura, estamos dizendo que o seu relacionamento com o mundo e as pessoas que lhe rodeiam evoluiu mais do que sua idade, percebemos que suas opiniões estão a frente do seu corpo, aproveitam mais das oportunidades.

Igreja velho, é uma igreja ultrapassada, doente, limitada, lenta em sua velocidade. uma igreja velha parou no tempo, continua tentar se relacionar com uma sociedade que não existe mias, se tornou inútil e sua relevância é apenas histórica.

Crentes velhos, que só tem idade da igreja, são ultrapassados, improdutivos, doentes, lentos em suas ações, com visão limitada do mundo e das pessoas que lhe rodeiam. suas opiniões não acrescentam, pois estão anos atrás, corpos velhos, mente infantil, falam sem responsabilidade e não assumem atitudes sábias, suas manifestações são irresponsáveis e sem impacto,fracas e cada vez mais irrelevantes.

Amadurecer deve ser o nosso alvo, só o amadurecimento nos leva ao verdadeiro crescimento, amadurecimento nos torna cada vez mais produtivos, só o amadurecimento mantém nossas vidas impactantes e relevantes diante do mundo de hoje.

Palavras maduras impactam nossas vidas, palavras velhas só nos fazem perder tempo e nos levam para trás.

I Corintios 3:1-3; I cor. 14:20; Efésios 4:11-15

Extraído  da Pastoral da Primeira Igreja Batista em Jandira - 04/03/2012 -Aniv. de 34 anos da Igreja



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín