Google+ Badge

terça-feira, 13 de setembro de 2011

UMA HISTÓRIA PARA A GLÓRIA DE DEUS


 
Somos um povo que vem de longe, com muitos nomes, de muitas perseguições, de muitas lutas, mas construindo uma história de fé, de doutrina e de princípios - com o nome Batistas existimos desde o século XVI.

No dia 10 de setembro de 1871, na cidade de Santa  Bárbara D'Oeste/SP, foi organizada a Primeira Igreja Batisita em solo brasileiro, pelo primeiro casal norte-americano William e Ana Bagby.

A partir de então, missões locais, nacionais e mundiais passaram a mobilizar o povo batista brasileiro e a denominação seguiu uma trajetória de expansão. Pouco mais de três décadas depois, 1m 1904, seria fundada na cidade paulista de Jundiaí, a Convenção Batista do Estado de São Paulo - seis igrejas constituíram a então União Baptista Paulistana.

A educação é uma marca visível do povo batista. Nossa paixão pelo estudo da Bíblia desenvolveu o interesse pela educação religiosa, cultivada nas igrejas através das organizações  de treinamento das Escolas Bíblicas. Nossos templos se tornaram verdadeiros complexos educacionais.

Nossa contribuição na educação se constitui em: colégios, faculdades e seminários teológicos. No Estado de São Paulo, contamos com: 5 Colégios Batistas; 11 Faculdades e Seminários Teológicos. Na área social, a  Igreja Batista também expandiu-se. A semente plantada pelo casal Bagby transformou-se em diversos projetos de assistência e desenvolvimento que incluem centros de apoio e gestantes, ações voltadas acolhimento da terceira idade etc. Além disso, o Lar Batista de Crianças, com 10 unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, está completando 70 anos.

É com  alegria que este ano comemoramos 140 anos de existência, com mais de 9.000 igrejas, 7.000 pastores. Somos hoje, 2.000.000 milhões de batistas, além dos agregados que somam aproximadamente 4.000.000 milhões de fiéis.
Graças Te remendos, ó Deus: graças Te redemos, e invocamos o Teu Nome, e declaramos as Taus maravilhas.

(Fonte de Informação: CBESP por ocasião da Solenidade dos 140 anos dos Batistas  em Solo brasileiro  dia 12/09/11 na Assembléia Legislativa de São Paulo).