Google+ Badge

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O TEMA CENTRAL DA BÍBLIA

Esta é a nossa sexta semana de uma viagem inesquecível Conhecendo a Bíblia. Sinto-me muito a vontade tendo você comigo nesta viagem. Seja bem-vindo!

A Bíblia possui um tema central, para o qual tudo converge. Na verdade, esse tema central consiste em uma pessoa: Jesus Cristo.  E isso fica claro quando lemos as seguintes palavras das Escrituras: "Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus" II Tm. 3:15. Acompanhe a estrutura desse versículo:

1º) as Sagradas Letras tornam as pessoas sábias;
2º) trata-se de uma sabedoria específica e disponível para todos, uma sabedoria que conduz à salvação;
3º) a salvação não é alcançada pelas obras, mas pela fé;
4º) não se trata de qualquer tipo de fé. É uma fé específica: é a fé em Jesus Cristo.

Fica claro, que sem Jesus não há salvação. É exatamente isso o que a Bíblia ensina. ela foi escrita para conduzir a humanidade a Jesus, o único Salvador. Leia as seguintes passagens da Bíblia, e você verá que Jesus é o tema principal das Sagradas Letras: Lucas 24:27,44 "E começando por Moisés e todos os Profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras... E disse-lhes: 'foi isso que eu lhes falei enquanto  ainda estava com vocês: era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos". João 1:45;5:39,46:Atos 10:43. 

Acompanhe este raciocínio: suponhamos que você estivesse sozinho numa ilha e que, de repente, achasse uma Bíblia e começasse a lê-la. Ao término da leitura, que resposta você daria à pergunta: "Como poderei ser salvo?" Por incrível que pareça só há uma respsota: Crer em Jesus. Atos 4:12; 10.43; a6.30,31; Romanos 10.8,10.

Depois de ler a Bíblia, ninguém é capaz de buscar em outras divindades a "fórmula" da vida eterna. Só ela é absoluta e verdadeira ao destacar que a salvação  do homem ocorre exclusivamente pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo.

É provável que alguém fique chocado com o exclusivismo radical da Bíblia em relação à pessoa de Jesus. Talvez até venha a caçoar da Bíblia por causa disso, mas ainda assim ela jamais poderá afirmar que a Bíblia não foi clara em relação a sua mensagem de vida aos que nela crêem e de condenação aos que a rejeitam.

Que Deus te abençoe na leitura sistema´tica da Bíblia, e semana que vem nos encontraremos com o tema: A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA PARA SUA VIDA.

Forte abraço