O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno de desenvolvimento do autocontrole que consiste em problemas com períodos de atenção, com o controle do impulso e com o nível de atividade, sua origem é genética. Os primeiros sintomas costumam aparecer ainda bem cedo, ainda bebés já mostram - se irritadiças, chorando muito, movendo-se durante o sono e acordando várias vezes durante a noite. No entanto, o diagnóstico torna-se mais comum depois que a criança entra na escola, porque é neste momento da vida que a comparação com outras crianças é mais constante, evidenciando um comportamento diferente. Estas crianças possuem menor atividade cerebral na região frontal que envolve a inibição do comportamento. Suas principais características são: desatenção, impulsividade e hiperatividade; cada criança poderá apresentar uma ou todas as características no seu comportamento. O tratamento para esse tipo de transtorno poderá ser feito por medicação, terapias, aconselhamento com profissionais habilitados como: psicopedagogos, psicólogos, pediatras, neuropediatras que irão auxiliar no desenvolvimento desta criança dentro da instituição escolar. Cabe ressaltar que não existe uma forma para medir o grau da hiperatividade, por isso é fundamental que o psicopedagogo conheça a história da criança faça uma análise e desenvolva junto com professores intervenções para minimizar a hiperatividade. Os pais e professores dos alunos com TDAH precisam ter uma nova postura, sendo flexíveis, criativos e aberto a mudanças evitando assim que esses alunos se tornem indisplinados e rebeldes.
É natural as crianças serem desatentas e impulsivas e exibirem altos níveis de energia de vez em quando. No caso de TDAH, essa conduta manifesta-se quase todo o tempo, fazendo necessário uma avaliação adequada da criança.
Para mais informações contate Prof Lopes - sepol.net@gmail.com ( 11) 7452-0677
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