Pular para o conteúdo principal

TEOLOGIA BÍBLICA DA FÉ



 Mensagem proferida na Reunião da OPBB/SP ( Pr.  Natanael – Ig. Batista Central de Sorocaba) –  modificada e adaptada por  Pr. J.Lopes

Antes de começar a escrever o modo como interpretei a mensagem do prezado colega Pr. Natanael, quero pedir perdão aos colegas que estavam presente e bem como  ao próprio preletor, e ainda afirmar que nem todas as  informações e instruções que o mesmo proferiu naquela tarde de 25 de maio concordo com elas. Porém, o Tema é interessante e polêmico, senti o desejo de escrever aqui alguns pensamento dos quais fiz a seguinte leitura:
O Preletor iniciou com uma pergunta instigante: “Como a fé se comporta em cada espaço da Sociedade?
II JO 1.6 – andar no amor segundo o mandamento .

Nenhum texto é final, precisamos buscar estar mais próximos do pensamento ministerial de Jesus concernente a fé.
João deparou-se com o gnosticismo que levantavam pensamento que seria uma experiência subjetiva a respeito da fé que não se pode ser limitada.

Fé um é código de doutrinas. Tudo isso está presente em nossos dias. As comunidades exploram a fé com sua subjetividade mercanteando o Evangelho de Jesus Cristo.

O gnosticismo deus-e início no primeiro século e tem se desenvolvido até os dias  de hoje.

No estudo gonóstico a fé não tem limites para se tentar buscar toda a sua plenitude. A fé para João é uma questão exclusiva para a Salvação em Jesus Cristo. Ele, faz uma avaliação da fé na Igreja, tendo como objeto o amor. Fé pode ser usada para diversos tipos de recursos. Quanto ao amor é uma experiência que se limita na construção de relacionamento da comunidade (Igreja).

João está em um dilema, com a finalidade de não desvirtuar a fé. Então, ele, faz o elo com o amor para manter a estabilidade da Igreja. Pois, existe o mandamento recebido do amor, na fonte do amor que é Deus.

I Jo. 1:1-10 – O Verbo da Vida e a Comunhão com Deus.
I Jo. 5:1 A Fé vence o Mundo.
Deus é a fonte do Amor, ao sermos nascidos em Cristo, amamos Aquele  que nos gerou.
I Jo.1:5; 2:9 – Deus é Luz, quem anda na luz ama ao seu irmão e não anda em trevas.
II Jo. 1.4 Amor Fraternal, I Jo 3:24

João propõe que a Igreja se construa com base no amor. Alicerçada na fé genuína e exclusivamente em Jesus. Amando a Deus e com a mesma medida de amor demonstrado ao seu irmão.
Pois a fé deve ser o centro da religiosidade na Igreja .

" Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco"  I Tes. 5:18 - (RA)

"Deus não é injusto. Ele não esquece o trabalho que vocês fizeram nem o amor que lhe mostraram na ajuda que deram e ainda estão dando aos seus irmãos na fé. O nosso profundo desejo é que cada um de vocês continue com entusiasmo até  o fim,para que, de fato, recebam o que esperam". Heb. 6:10-11 (NTLH)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín