Pular para o conteúdo principal

ARRUME AS MALAS

Prepare-se para a maior viagem espacial

Rubens S. Lessa, conta que Durante a Primeira Guerra Mundial, T.E. Lawrence, famosos soldado britânico, cavalgava com um grupo de árabes, através do deserto, em meio  a uma tempestade de areia e sob intenso calor. De repente, uma árabe percebeu que um de seus companheiros estava faltando. "Onde está Jasmim"?, gritou ele. naquele instante, todos olharam para trás e notaram que o camelo desse homem prosseguia a viagem sozinho. Jasmim, vencido pelo calor e desconforto do longo trajeto, caíra do animal. Havia  ficado muito para trás, sujeito às dificuldades do deserto e entregue à morte. Um dos membros da caravana, indiferente à sorte do colega, disse: "Jasmim não é muito valiosos para o grupo; deixemo-lo para trás".

Lawrence, no entanto, jamais deixaria que alguém de seu grupo perecesse por falta de auxílio. Deus meia-volta, para espanto de todos, e retrocedeu até encontrar Jasmim encolhido na areia e morrendo de sede e calor. Ofereceu-lhe água e alimento, e assim o pobre homem recobrou o ânimo. Finalmente, Jasmim foi conduzido de volta à caravana de que fazia parte.

Jesus não quer que você falte no dia em que Ele voltar à Terra. Está disposto a fazer tudo para resgatá-lo do deserto deste mundo. Não duvide disso. Ele cumprirá Sua palavra. No entanto, por mais que Ele queira levá-lo para o Céu, numa viagem infinitamente mais empolgante que a ida do homem à lua, não pode forçar você a preparar as malas. Por sinal de Sua volta  à terra, propôs algumas parábolas para ilustrar a necessidade d preparo e, ao mesmo tempo, deixar bem claro que só ir´com Ele para o Céu quem quiser. Mas também foi incisivo ao dizer que serão condenados à perdição os que nõ tiverem preparados.

Depois de comparar Sua vinda com o dilúvio, que surpreendeu os desatentos, Jesus disse: "Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será  tomada, e deixada a outra". Mateus 24:40 e 41 e no verso 42, aconselhou: "Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia  vem o Senhor".

No capítulo 25, Jesus aprofundou Sua advertência, ao contar a parábola da cinco virgens. Providas de lâmpadas, todas saíram para se encontrar com o noivo. Cinco delas, chamadas de prudentes, tinham aceite em suas vasilhas. Mas as outras, as néscias, não tinham provisão de óleo. Com  a tardança do noivo, todas dormiram.Algumas pessoas pensam que elas falharam por terem adormecido, mas o notável teólogo Joachim Jeremias esclarece no livro  The parables  of Jesus (1972): "O que é condenável não é fato de terem adormecido, mas o erro das néscias em não terem provido óleo para suas lâmpadas". Como você percebe, o preparo para a viagem consiste em ter óleo na lâmpada, ou seja, ter a presença e atuação do Espírito Santo em nossas vidas.

James Montgomery Boice, em The Parables of Jesus (Moody, 1983), mostra um perigo a que todos estamos sujeitos: " portanto, devemos dizer, como base na parábola e em nossa própria observação, que há pessoas na igreja que  ouviram o convite de Cristo, responderam de algum modo, e até podem ser considerada como tendo afeição por Ele, mas ainda não estão preparadas para encontrá-lo. São bons membros da igreja. Jamais pensaram em dizer sequer uma palavra contra Jesus. Mas não nasceram de novo. Não passaram por aquela mudança interior capaz de  habilitá-las para entrar no céu".

A necessidade de vigilância está bem evidente na parábolas alusivas à Volta de Jesus. Por isso, Ele advertiu: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai". M. 24:36.

Por que não foi revelado a volta do Jesus? certa vez ouvi alguém dizer: "Se eu soubesse o dia e a hora, não seria pego de surpresas; faria todos os preparativos, ensaiaria um grito de Vitória".

Essas palavras parecem lógicas, mas há nelas uma armadilha. Se você soubesse  o dia e   a hora, teria  tendência de adiar seu preparo. oi por isso que Jesus preferiu ocultar o dia e a hora. Ele, entretanto, falou sobre os sinais que anunciariam seu retorno à Terra.

Em que consiste o preparo para a volta de Jesus? Deixemos que a Bíblia fale sobre isso: " Porquanto a Graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória de nosso Grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, afim de remir-nos de toda  iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras". Tito 2:11-14.

Quando esta "bendita Esperança" se concretizar, Jesus comandará nossa viagem rumo ao Céu. Você quer participar dessa viagem maravilhosa? então, aceite a Jesus como seu Salvador. peça-lhe que o ajude a renegar a impiedade e as paixões mundanas.
E não se esqueça de um segredo: a maneira de esperar a Volta de Cristo é mais importante do que o tempo que você gasta esperando. O Noivo espera a Noiva no altar porque a ama. Você  ama Jesus o suficiente para  esperá-lo com paciência e fé?  Ele disse: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos João 14:5. De acordo com a Bíblia você não guarda os preceitos divinos para ser salvo, mas os guarda porque ama aquele que,  mito em breve, virá resgatá-lo do deserto deste mundo para fazer  a mais fascinante viagem rumo ao Céu.

NÃO FIQUE PARA TRÁS
O Novo  Testamento não enfatiza o momento específico do retorno de Cristo, mesmo porque ninguém sabe a data, mas dá grande ênfase no preparo para esse acontecimento. Em Mateus 24 e 25, Jesus conta várias parábolas sobre a importância de estar preparado. Veja alguns passos fundamentais para se preparar:

1- Arrependa-se de seus erros e confesse os pecados a Deus;

2- Aceite que Jesus é o Messias e o seu Salvador;

3- Pela fé e nos méritos  dos sacrifício de Cristo em seu lugar, receba o dom da salvação. Deus irá declará-lo justo;

4- Pelo poder do Espírito Santo, procure viver uma vida  íntegra e marcada  pelo o amor a Deus e ao próximo;

5- Fique alerta e mantenha contato diário com Deus. Jesus disse várias vezes; vigiem e orem!;

6- Persista, não desanime e nem perca a fé;

7_ Viva na alegre expectativa do retorno de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín