Google+ Badge

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

OS CAMINHOS PARA UMA PROGRAMAÇÃO DE QUALIDADE


Os caminhos para uma programação de qualidade nas TVs públicas estão sendo discutidos no Recife, a partir de hoje, no Encontro de TVs Públicas e Culturais da América Latina. Realizado pela rede de comunicação cooperativa TAL - Televisão América Latina -, o evento contará com mais de cem convidados internacionais. A TAL é uma rede de intercâmbio com mais de 200 associados, entre os quais emissoras de TV públicas, instituições culturais e governamentais e produtores independentes distribuídos em 21 países latino-americanos e ibéricos. 

O colombiano Omar Rincón debaterá programação de qualidade na TV Foto: TAL/Divulgacao
Em Pernambuco, apenas a TV Pernambuco é associada à TAL. Entre os seus objetivos está a aproximação entre os povos latino-americanos, através da dinamização da produção, a difusão de conteúdos e a melhora da qualidade da televisão pública e cultural latino-americana. O evento ocorre no Recife Palace e hoje, às 11h, logo após a abertura, haverá o debate sobre Programação de Qualidade na televisão. 

A discussão reunirá o gerente da SescTV, Valter Sales, o jornalista e acadêmico Omar Rincón (Colômbia), a cofundadora e diretora do Instituto Escocês do Documentário Noémie Mendelle (Escócia) e o produtor da emissora italiana RAI, Markus Nikel, com mediação de Orlando Senna, presidente da TAL e ex-secretário do audiovisual do Ministério da Cultura. 

À noite, também no Recife Palace, haverá o lançamento do portal Observatório da Economia Criativa, ação da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. Na terça-feira pela manhã, a mesa redonda Financiamento de Produção para TV Pública e Mídias Alternativas, atrairá produtores independentes locais. Este evento encerra a programação aberta ao público inscrito, pois depois tem início as atividades exclusivas aos canais de TV associados à TAL. Além dos debates e seminários, o Encontro abrigará também uma mostra de documentários Os Latino-Americanos, que passará no Cinema da Fundação. Cada documentário, com cerca de 50 minutos, investiga a identidade de uma nação através do olhar particular de um jovem diretor em seu país. 

Já foram produzidos dez episódios, que serão exibidos de hoje a sexta, no Cinema da Fundação, no Derby, sempre a partir das 19h30. Hoje, passarão os filmes Os uruguaios e Os colombianos. Na terça, Os paraguaios e Os bolivianos. Na quinta-feira, a exibição será antecedida por uma palestra do cineasta e presidente da TAL, Orlando Senna, sobre o documentário na TV latino-americana. O filme Os brasileiros ainda está sendo finalizado. Entrada aberta ao público. 

Não há construção que se erga sem que o suor do pedreiro esteja misturado à argamassa.
Posted: 07 Dec 2010 03:04 PM PST
01/12/2010 - 13h14

Ministro da Cultura anuncia contemplados com a Ordem do Mérito Cultural


O ministro da Cultura, Juca Ferreira, divulgou na manhã desta quarta-feira, no Rio, os contemplados com a insígnia da Ordem do Mérito Cultural deste ano. A homenagem é concedida pelo Governo Federal a personalidades que contribuíram para o país na área da cultura, e está em sua 16ª edição.

O homenageado deste ano é o antropólogo Darcy Ribeiro, tema de uma série de eventos que estão sendo realizados no Rio.
A cerimônia de entrega da insígnia acontecerá nesta quinta-feira, no Theatro Muncial do Rio, e vai contar com a presença do presidente Lula.
Entre os 40 homenageados, 8 são in memoriam. Abaixo, a lista completa:
Andrea Tonacci
Anna Bella Geiger
Mestre Alberto da Paz
Azelene Inácio Kaingáng
Candido Antonio Mendes de Almeida
Carlota Albuquerque
Cesaria Evora
Conjunto Época de Ouro
Coral das Lavadeiras
Demônios da Garoa
Denise Stoklos
Dom Pedro Casaldáliga Pia
João Carlos de Souza-Gomes
Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Baños (EICTV)
Gal Costa
Glória Pires
Companhia de Danças Folclóricas Aruanda
Hermeto Pascoal
Ilo Krugli
Ismael Ivo
Ítalo Rossi
Jaguar
Joênia Wapixana
Leon Cakoff
Leonardo Boff
Maracatu Estrela Brilhante de Igarassú
Mário Gruber Correia
Maureen Bisilliat
Maurício Segall
Rogério Duarte
Sociedade Cultural Orfeica Lira Ceciliana
Tinoco
In Memoriam
Armando Nogueira
Carlos Drummond de Andrade
Cazuza
João Cabral de Melo Neto
Joaquim Aurélio Nabuco de Araújo
Moacir Werneck de Castro
Nelson Rodrigues
Vinicius de Moraes

Fonte - Folha.com
Não há construção que se erga sem que o suor do pedreiro esteja misturado à argamassa.