Pular para o conteúdo principal

Uma Nova Educação

"A prática da pesquisa é necessária ao professor para que ensine eficazmente; ao aluno, que dela necessita para aprender de modo significativo; à comunidade, que dela carece para poder dispor de fatores  que levem-na ao conhecimento; e à universidade, para ser mediadora da educação". Essa afirmação é de Antonio Joaquim Severino, professor de Filosofia da Educação. cujos escritos debatemos muito no curso de Pedagogia quando ainda era estudante, tendo em vista  o que contribui para o desenvolvimento profissional e pessoal do ser humano é a experiência plena do conhecimento, mediada pela prática da pesquisa. Daí a importância da presença dessa atividade nos processos de ensino e aprendizagem. a aquisição dos procedimentos de construção do conhecimento é requisito para vivenciá-lo plenamente e também para exercitar a subjetividade, condição válida para toda modalidade de formação humana. O conhecimento é a única ferramenta de que a espécie humana dispõe para  conduzir sua existência. (Oséias 4:6).

No que concerne à realidade educacional brasileira, sem dúvida, nossa tradição de ensino/aprendizagem é herdeira da pedagogia escolástica, aqui trazida e plantada pela educação jesuítica e mal superada pela influencia tardia do positivismo. Por isso, a pedagogia por nós exercida reivindica uma profunda revolução que vincule os processos de ensino/aprendizagem a uma sistemática postura investigativa. a pesquisa necessita ainda se tornar um princípio pedagógico para valer.

A atividade de ensinar é diferente da de pesquisar. Esse é o grande desafio, até porque essa aliança é imprescindível se quisermos ter uma aprendizagem significativa. Nunca se pode perder de vista que aprendemos com a prática, desenvolvendo atividades concretas. Nesse sentido, o professor deve ensinar mediante atividades investigativas, por mais teórica que seja sua disciplina. ele deve envolver o aluno nos processos de produção do conhecimento, e não abarrotá-lo de produtos armazenados.

Os procedimentos relacionados a uma postura investigativa no ambiente educativo, no contexto da aprendizagem, exigem condições muito objetivas, que representam efetivo apoio para os docentes, pois, na ausência delas, só se pode mesmo simular no vazio.

E o nosso sistema Educativo, caudatário de políticas sociais ainda muito míopes ou ineptas, não disponibilizam essas condições. a eficácia da intervenção pedagógica não depende do carisma dos docentes, nem de seu idealismo e dedicação. ela exige condições e mediações adequadas. Os materiais de apoio são um bom exemplo, e devem ser colocados pelo sistema ao alcance dos profissionais da docência.

Sabemos que há um impacto na sociedade que não prima pela pesquisa, e o impacto é o inevitável atraso, material e espiritual, dessa sociedade. A sociedade que não produzir conhecimento ficará sempre a reboque daquelas que o produzem, respondendo pelas tarefas secudárias, de cunho repetitivo, sem capacidade de agregar valor à sua produção. Isso lembra o seguinte fato exemplar que vem ocorrendo: o Brasil é atualmente o maior fabricante de celulares, mas apenas de suas carcaças, já que s chips, agregativos de conhecimento novo e inovador resultante de tecnologia avançada, vêm lacrados do exterior, produzidos em outras sociedades que constroem o conhecimento.

Nesse caso então o estudante brasileiro se vê mais como um consumidor dos resultados do que um membro participante de sua realização. Mas cabe insistir: isso não é má vontade  do aluno, e sim um defeito do Sistema Pedagógico como tal. Para reverter o quadro, é preciso uma tomada de decisão que envolva todo o conjunto desse sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín