Pular para o conteúdo principal

REFLETINDO SOBRE MISSÕES NACIONAIS

A CBESP – Convenção Batista do Estado de São Paulo em Parceria e apoio a Junta de Missões Nacionais da CBB faz com que a ressonância na mente e na vida da Igreja continue. A missão realmente é árdua, mas deverá acontecer mais cedo ou mais tarde, ou seja, já começamos com o despertar das pessoas nas Igrejas de base, chegando ao nível Estadual e Nacional! As palavras de Jesus Cristo “Ir e fazer discípulos entre todos os povos e nações” Mt. 28:20 devem chegar a todos os rincões de nossa Terra (Brasil) com força de transformação e salvação.

É preciso aproveitar o momento forte da graça e das motivações, vivendo um novo tempo despertando vocações e ações missionárias, indo ao encontro de pessoas e das famílias, partilhando com elas o sentido do verdadeiro amor, da alegria e da esperança que não decepciona. O comodismo não pode ter espaço, impedindo o dinamismo de uma ação concreta e missionária.

A identidade da Igreja Batista Brasileira é a missão. Isto é a sua razão de seu ser e de seu agir. A sua presença no meio do povo deve ser alimento do bem e da vida. Com isto ela deve, permanentemente, despertar nas pessoas, especialmente nos cristãos, a alegria de serem discípulos verdadeiramente comprometidos com Jesus Cristo e a sua causa.

Não podemos deixar passar em branco o forte momento de motivação para o encontro com Jesus Cristo, que indica conversão pessoal, pastoral e eclesial. A ida aos afastados, aos abandonados e aos distantes do influxo do evangelho não deixa de ser um desafio, mas é uma exigência fundamental da eclesiologia de hoje. O caminho vai fazendo a experiência da missão e a prática da ação evangelística.

A história dos primeiros cristãos, no livro de Atos dos Apóstolos, mostra a coragem e a pertinência dos evangelizadores preparados por Jesus. Agora é retomar e recomeçar a missão a partir DELE. A intimidade com Jesus amadurece e capacita o missionário e o impulsiona para o caminho, falando a linguagem do testemunho, da fraternidade e da solidariedade com todos.

A grande questão é a Igreja colocar-se em estado permanente de missão. Isto tem que começar no coração do cristão, criando ardor missionário interior e confiança na presença do Senhor. Terá que encontrar novas formas de criatividade e ter muita disponibilidade para lançar as redes em águas mais profundas segundo as palavras de Jesus.

Uma das dificuldades de Missões está nas atuais estruturas pastorais. O caminho começa por aí, pelas Igrejas e passa pela espiritualidade de comunhão e se concretiza na audácia missionária, na capacidade de ir ao trabalho. Mas a conversão das estruturas implica muito a conversão pessoal. Os frutos imediatos devem ser o dinamismo das estruturas e a flexibilidade da ação missionária a partir do ambiente de convivência das pessoas e dos missionários.

A missão principal é aquela de partilhar a vida na comunhão em Jesus Cristo. É dar aquilo que a pessoa tem. Não há como dar o que não possui. Levar a mensagem da Palavra de Jesus, mas começando por uma convivência íntima com ELE. Para isto devemos revitalizar o nosso modo de ser cristão, de ser líder e o modo de ser Batista. Só assim conseguiremos atingir o coração das pessoas e de toda a nossa Pátria. É um fato de responsabilidade cristã e de muita oração e doação, com capacidade de assumir as conseqüências que poderão vir. Preparem-se para arrumar espaço para a grande massa que será salva.

Pr. José Lopes de Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín